Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2018

Odeio o Natal: Parte 3: ir às compras

Crónica de 10 / 12 / 2014

Já comentei convosco que Moçambique é a minha segunda casa, onde costumo passar o Natal.

Há uns anos atrás, estava com a minha mãe e uma amiga a tomar café em Maputo, de chinelos no pé e a “escutar” o silêncio que só existe na ausência de “cenas”.

Eis se não quando, a amiga da minha mãe recebe uma chamada de uma pessoa em Portugal, a comentar que estava super stressada porque entre os miúdos na escola e o trabalho, tinha de arranjar tempo para ir a um centro comercial ao final do dia, e que estes andavam caóticos por causa do mau tempo e que assim não ia conseguir comprar tudo a tempo e que já não sabia por onde se virar e, e, e…

Eu desliguei a ficha e voltei para o silêncio: se o natal é sobre o espírito do amor, como conseguimos nós, nesta sociedade que começa a passar publicidade de Natal em Outubro, transformar tanto a época?

A verdade é que para muitas pessoas é mesmo isto: arranjar nichos de tempo, entre o trabalho, a casa, os filhos e o marido para dar um salto a um centro comercial e carregar o máximo de prendas de cada vez para atalhar caminho.

No dia 26 volta tudo ao normal. Excepto os preços: esses baixam vertiginosamente neste dia, como se já ninguém os quisesse e tivessem perdido todo o valor.

Aspecto de um transeunte na época natalícia

Mais Crónicas:

-->