Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2018

Arrumar a casa, ou, um dia normal na vida de uma mãe

Crónica de 19 / 12 / 2014

by Joana Brandão
O despertador toca. Já estou acordada porque o R. passou mal à noite por causa dos dentes!
Preparo o biberão do miúdo e vou à casa de banho onde estranhamente encontro o meu marido, que saiu à mais de 30 min de casa, estendido em frente do duche!
Entre tratar do miúdo e me vestir (sendo que a minha noção de “vestir” hoje foi pegar na primeira camisola e no par de calças que estava na cadeira por passar a ferro e já está) dou por mim com uns lençóis todos regurgitados!
 
Tudo para lavar! Ponho o meu marido na máquina junto com os lençóis e limpo a casa de banho.
Entretanto hora do almoço. Cozinhar, dar o comer ao R. (ele está naquela fase de comer sozinho onde come com todos os orifícios -olhos nariz orelhas – menos com a boca), almoçar e adormecer o puto.
Vou arrumar o meu quarto visto que se vou lavar a louça o miúdo acorda com o barulho (porque está doente), mas também não posso passar o aspirador, limito-me às minhas novas amigas: a mope e à esfregona.
 
O garoto acorda! Experimento pô-lo a brincar no quarto enquanto tento lavar a louça para depois lhe dar o lanche, mas ele está decidido a andar atrás de mim e, quando olho para o lado o miúdo desapareceu… para a casa de banho LIMPA! Papel, maquilhagem, a escova de limpar a sanita… tudo de pernas para o ar!
 
Tiro o meu marido e os lençóis da máquina de secar e levo-os para a sala na esperança de poder, enfim, passar a ferro. Dou o lanche ao puto e deixo-o na cadeira para arrumar a porcaria que ele fez na casa de banho.
São 16:30 e ainda tenho o quarto do miúdo para arrumar (como quarto dele entenda-se que a sala de estar entra no lote porque são brinquedos por todo o lado), a roupa para passar, o chão da cozinha para limpar e o meu cigarro para fumar – aquele mesmo que eu anseio desde manhã.
 
Entretanto lá vou eu com o R. buscar as compras para o jantar (antes de sair deixei o miúdo no carrinho e fui limpar o chão da cozinha).

 
Chego por volta das 18 h e faço a sopa para o R. dou-lhe banho na casa de banho limpa (não por muito tempo), visto-o e dou-lhe o jantar. São 19:30h.
 
Vou fazer o jantar “dos grandes” e, enquanto isso vou limpar, outra vez, a m#$/@ da casa de banho!
O marido chega! Jantamos.
 
Dou por mim as 21:30 com a loiça por lavar, roupa por passar, quarto do miúdo por arrumar…
 
Bebo mais um copo de vinho para ganhar coragem e lavo a louça!
 
22:00 e digo a mim mesma “que se f$#@! vou mas é tomar um banho, e amanhã faço o resto”
 
Agora já na cama tenho noção que amanhã vai ser igual mas, são só mais 3 coisas para a lista dos pendentes!

Mais Crónicas:

-->