Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

Viajar de auto-caravana com crianças, for dummies

Crónica de 14 / 07 / 2016

Em jeito de conclusão, deixo-vos uma espécie de sumário do que, a mim leiga nisto tudo, me pareceu importante:

  1. Só viajem de auto-caravana se gostarem da vida de campo. Não o façam porque está na moda ou alguém que conhecem fez. Se não vão-se passar.

  2. Lembrem-se que ao inicio há todo um ajuste: ajuste à falta de espaço, ajuste de ser tudo mais à justa. Se já embarcaram na viagem, respirem fundo, não se passem antes de chegar, pelo menos, o dia 2.

  3. Levem tudo aquilo que é importante para vocês: gostam da casa limpa? levem esfregona! gostam de lavar loiça com luvas? força!

  4. Levem tudo aquilo que é importante para vocês. Excepto produtos de higiene pessoal e beleza. Deixem lá isso para quando voltarem. è que não vai ser fácil andar muito limpo. Mas também ninguém notará.

  5. Não sei vocês, mas eu prefiro sentar-me a beber uma cerveja do que ficar no fogão a cozinhar. Podendo, levem comida pronta para os primeiros dias. Até porque se param em algum sítio que só tem uma mercearia que acontece estar de férias, passam fomeca e não há necessidade.

  6. Acho completamente dispensável levar brinquedos: a natureza é o maior Toys’r’us do mundo. A não ser que não gostem que os vossos filhos brinquem no chão. Nesse caso, devem ir de férias para o Toys’r’us e não para uma auto-caravana.

  7. Estão de férias e têm de cozinhar e limpar na mesma. Mas não estão de castigo: porque não levar uma garrafa de champanhe?

  8. Se comerem enlatados 1 ou 2 dias, as crianças não ficam sub-nutridas nem vão tatuar MacDonalds no braço quando regressarem. Facilitem a vossa própria vida!

  9. Protejam-se! Do frio, do calor, dos mosquitos, da sede e de possíveis vizinhos chatos: levem chapéus de sol, cobertores e casacos, garrafas de agua e… antes de estacionar parem para perceber quem serão os vossos vizinhos: heavy metal as 2 AM pode não ser o mais “child friendly” do mundo.

  10. Gostam de tecnologia? Não se acanhem! Também não era suposto serem o Tarzan! Levem todos os carregadores e material que vos apeteça. Até porque o “Wi-fi grátis” não é uma cena só das férias em Goa: já adoptámos essa modernice em muitos sítios de Portugal, gracázádeuze!

  11. Por todo o material não leiam secadores de cabelo, pranchas de alisamento e outros apliques de estética. Ler ponto 3 novamente.

  12. E lembrem-se que estão com crianças: não é suposto elas acharem que o bom e estar tão perto da natureza é tirar fotos para o facebook e instagram.

  13. Acima de tudo, divirtam-se. Lembrem-se que tudo é passageiro, até o poder olhar à volta e só ver coisas bonitas. E isso é uma boa razão para relevar o que for menos bom e aproveitar ao máximo o momento! Até porque se tiverem seguido a ideia do ponto 6, depois de as crianças irem dormir ainda podem relaxar com a melhor vista do mundo :)

Mais Crónicas:

-->