Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

"As tuas fotos não são bonitas" disse-me

Crónica de 04 / 08 / 2016

E fiquei a matutar... e matutar...

Feias porque eu sou feia? Porque não fiquei bem nas fotos? Feias porque são mal tiradas?

Hum... Aquela análise tão inesperada ao blog ficou-me a matutar na cabeça...

Até que hoje de manhã fez-se luz porquê: é assustador o quanto alguns homens continuam sem perceber o que é para nós, mulheres, a maternidade.

As fotos de maternidade não são bonitas porque ser mãe nem sempre é bonito. Engordamos, esticamos, sobe-nos a tensão, fazem-nos toques em sítios que não era suposto tocarem assim.

As fotos de maternidade não são bonitas porque ser mãe não nos faz mais bonitas. Pelo contrário. Passamos muito tempo desgrenhadas, de pijama, de mamocas ao leu, com as raízes do cabelo até aos pés.

As fotos de maternidade não são bonitas porque ser mãe é saber que o amor não é estético. Não é estético o sono que temos, as fraldas de cocó que mudamos, as roupas que usamos nos primeiros tempos ou os meses que ficamos a sangrar, depois de sermos mães.

As fotos de maternidade não são bonitas e sabem que mais? Não interessa! Não é para serem! Porque, pela primeira vez na vida, estamos-nos bem a c*%# para o que os outros pensam! Aliás, dispensamos a opinião, a aceitação e a participação dos outros nesta coisa bruta, chamada maternidade.

Ser mãe é a coisa mais bonita do mundo. Exactamente porque percebemos que a beleza do amor é que nos ensina a viver com tudo o que é menos bonito. Fotos incluídas.

Mais Crónicas:

-->