Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

Escola, esse sítio onde depositamos as crianças.

Crónica de 16 / 11 / 2016

Mais coisa menos coisa, a escola resume-se a isso: o sítio onde depositamos as crianças enquanto estamos indisponíveis para elas.

Ao princípio custa. Muito. Mas com o tempo até agradecemos.

Naquelas horas eles estão bem. Naquelas horas nós fazemos outras coisas. Naquelas horas estão, como se dizia antigamente, bem entregues.

Acontece que a escola não pode ser só o sítio onde os depositamos.

Vejo pela escola da Clara: há um forte empenho em envolver os pais: magusto, Dia do Pijama, Teatro na escola, Semana do Livro, etc: tenho sempre um recado para fazer, trazer ou participar em algo.

Imagino que muitos pais que não trabalhem a partir de casa como eu, quando chegam a casa ao final do dia, jantar por fazer, máquina de roupa para adiantar, tenham tanta vontade de fazer algo para a escola como de ca...sujar um pé todo.

Mas eu vejo, quando chego à escola, inúmeros desenhos, fatos de Halloween, desenhos do Panda, feitos, certamente, por mães e pais cansados, ao final do dia, com a energia de quem quer participar na vida escolar dos filhos, de quem vê nestas iniciativas a única maneira de estar lá, no sítio onde depositam diariamente os filhos, para os educarem, amarem, abraçarem e alimentarem.

E, tenho a ideia de que, por vezes, as escolas se esforçam mais do que os pais.

Por isso, quero com isto agradecer a todas as escolas, como a da Clara, que não desistem de envolver os pais. Mesmo os mais chatos. Que mais resistam. os nossos filhos precisam que vocês não desistam de nós

As escolas são os sítios onde depositamos as crianças. E são também os sítios onde eles são amados, acarinhados e alimentados nas horas que não podemos.

Cabe-nos a nós, pais, tratar a escola tão bem quanto queremos que ela nos trate a nós.

Mais Crónicas:

-->