Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

Formula mágica para ter mais filhos

Crónica de 14 / 03 / 2017

"Ah era tão giro que tivesse alguém para brincar!"

Diz a mãe de um, antes de meter numa carga de trabalhos e ter outro filho.

E depois é vê-los: a discutir. Chorar. Roubar brinquedos. Até saberem espernear. E depois esperneiam. Mas brincar, como aquela mãe imaginou, está quieto.

Que eles querem mesmo é a atenção da mãe. Eles e os brinquedos espalhados na sala. E a máquina da roupa. E as panelas. É uma alegria. E é muito amor.

Só não daquele que a mãe imaginava: é muito amor pela mãe e pelos mesmos brinquedos. A custo, claro da mãezinha que só queria que o filho tivesse alguém para brincar.

Pois eu descobri a pólvora! Ah pois! Descobri sim! Foi or acaso mas vou-vos contar os detalhes de como se podem safar deste berbicacho:

Eu e a Catarina somos amigas há 10 anos. Somos amigas do tempo de os nossos olhos estarem postos numa cerveja gelada e numa piscina. Em vez de num biberão e num molho de fraldas. Somos amigas de quando a vida de amigas era mesmo muito fixe.

Um dia ligo-lhe. "Catarina tenho uma coisa para te contar: estou grávida!"

(silêncio)

"Eu também!" responde ela.

(silencio)

Para quando? pergunto.

Bom, viu cortar caminho: temos filhas com um dia de diferença.

E sim, isto permite, agora que têm 3 anos, brincarem como um par. E não, não são um par de jarras, são mesmo um par de amigas! Quer dizer, foram um par de jarras até aqui, que s´queriam tirar brinquedos uma da outra, e brincar com o brinquedo da outra e mais sei lá o que da outra, ou mesmo não queriam a outra.

Mas agora brincam juntas. Aquilo que qualquer pai quereria. Quando se esqueceu de fazer contas a que nunca iam ter a mesma idade.

Portanto já sabem: a formula mágica para ter filhos com alguém para brincar é saber que amigos podem estar interessados em engravidar ao mesmo tempo que nós.

Eu, se voltar a ter filhos, é isso que vou fazer: vou saber primeiro quem das minhas amigas está interessada em ter um amigo para os filhos brincarem :)

Mais Crónicas:

-->