Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

10 Dicas infalíveis para ser uma mãe de sucesso!

Crónica de 29 / 04 / 2017

  1. Ensine-os a dizer Por favor e obrigada desde que sabem falar. É que hoje têm 2 anos e são muito fofos mas amanhã têm 20 e são só mal-educados.

  2. A partir dos 2 anos podem ajudar a por e levantar a mesa. Especialmente se forem rapazes. Não vai querer que o seu filho seja aquele mono que acha que é a mulher que faz tudo, pois não?!

  3. Não os deixe achar que todas as conversas são com eles. Hoje dizem gugu-dadá, amanhã são aquelas pessoas que interrompem toda a gente e não deixam mais ninguém falar.

  4. Mostre-lhes, desde cedo, onde fica o lixo e o cesto da roupa suja. São locais que não ocupa espaço no cérebro fazer. E fica sempre bem utilizar apropriadamente.

  5. Se partilham ou não brinquedos vai de cada um. Mas respeitar os brinquedos dos outros já não. Sim, por mais que achemos que os nossos filhos são os mais lindos, serão ainda mais se respeitarem o próximo.

  6. Atirar comida para o chão por birra não é engraçado. Nem aceitável. Porque se for válido para os seus filhos pode ser válido para os outros. Mas tenho a certeza que não lhe apetecia levar com um bife na cara na próxima ida ao restaurante.

  7. Destruir, estragar e partir não são formas diferentes de brincar. São sinais de que não se dá valor aos objectos. Hoje é um popó, amanhã é o computador da mãe. Existem muitos desportos para soltar a energia acumulada, caso seja apenas disso que se trata.

  8. O papel deles é monopolizar a atenção da mãe. O nosso é mostrar-lhes que gostamos deles mesmo quando não falamos com eles. As namoradas e namorados futuros agradecem que lhes deixemos esta ideia semeada.

  9. Dizer não é das tarefas mais importantes como mãe. E aceitar um não é das aprendizagens mais importantes de uma criança. Funciona assim e não ao contrário. Gerir um não ensina-os que a vida continua mesmo quando corre mal.

  10. Se no fim de tudo os filhos não forem exactamente o que queríamos, não me culpem. Eu disse que as dicas eram infalíveis para o sucesso das mães, não dos filhos. É que esses sacanas também têm vontade própria, às vezes! :)

Mais Crónicas:

-->