Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

Ó não! As aulas acabaram! E agora?

Crónica de 10 / 07 / 2017

Acabadas as aulas chega então aquele derradeiro período: o de os ter em casa, para amar, o dia todo...

Mãos na cabeça, cabelos em pé, coração a bater ligeiramente muito mais rápido.

O que fazer agora com as criaturas para que não desarrumem a casa o dia todo se entretenham o dia todo?

Calma. Há várias soluções. Não fosse eu faze-lo há anos ;)

1.A óbvia: praia. Tem a vantagem de nao caírem gravemente pelo que podemos controlar os grossos da praiaver as ondas do mar, e puderem arranjar alguém para escavar na areia com eles durante horas com um nível de entretenimento mil vezes superior ao nosso.

2. jardins, quintas pedagógicas e outros que não temos de arrumar. Há imensos jardins espalhados pelas cidades de Portugal. Enquanto uns não têm sombras ou baloiços inteiros, outros têm galinhas, patos, gansos, cadeiras, casas de gelados e 10 baloiços em formatos diferentes. Informem-se onde andam estes e peguem no carro se preciso for!

3. A biblioteca. parece uma coisa de geek mas não se preocupem que já não vos vão crescer borbulhas de acne nem aumentar as dioptrias. As bibliotecas infantis têm, em alguns casos, zona para bebés, para não tão bebés, e para adultos. Têm colchões, livros, filmes, jogos e puzzles. Têm tudo aquilo que as crianças precisam para se entreter. Com a vantagem que não é a nossa casa :)

4.O estado de emergência: centros comerciais. Têm de ir ao supermercado e não sabem que fazer às criaturas e dormiram 3 horas? A maioria dos centros comerciais tem zona de entretenimento infantil com um escorrega que eles certamente não se importarão de descer 500 vezes e mais uma parede de escalada que soubemo-nos outras 500. Uma hora (ou mais!) de cérebro descansado está garantido.

5. Já não os podem ver à frente? IKEA. A partir dos 90 cm podem largá-los deixá-los lá uma hora enquanto vamos ver moveis que não precisamos e sonhar com a mobília da casa de férias que não vamos ter.

6. Também vos apetece descontrair? Liguem àquela amiga. Aquela amiga que tem uma filha ou filho da mesma idade e que acham que pode ter umas horas vagas. As crianças quando se juntam com outra crianças dão liberdade aos pais. E assim podemos falar conversa de grandes durante algum tempo. Intervalado por gritos de "sai dai!" "cuidado!" e "anda cá JÀ!" claro está.

7. Foram traídas pelo S. Pedro? Vinguem-se na calorias. Se o tempo lá fora está pior que no Polo Norte (ou pelo menos é assim que sentem por não poder tirar os catraios de casa) então não se rendam! fazer bolos, dançar, fazer ginástica ou ver um filme. O importante é eles não perceberam que, por dentro, vocês estão a chorar. Por fora estão super felizes de ter uma casa inteira para arrumara família reunida em casa!

8. Só reclamam e não conseguem pensar em nada? Viajem no tempo. Se só conseguem reclamar e não pensar em nada está na altura de viajar no tempo e lembrarem-se do que gostariam de ver se fossem crianças. Já foram ao Cristo Rei? A Évora? A Braga? Lembrem-se DAQUELE passeio que adoraram fazer em crianças. A probabilidade dos nossos filhos gostarem das mesmas coisas é grande.

9. Não querem fazer nada mas querem ir a algum sítio? Vão! Comboio. Tuc-tuc. Taxi. Barco. Canoa. Bicicleta. Sabem quantos transportes estão à distância de uma mão? Muitos. E até vão sentados. Vocês, claro. As crianças é pouco provável. Mas estarão certamente felizes e distraídas. Sem desarrumar nada :)

10. Em último caso: brincar aos fantasminhas. esta ouvi há uns anos e nunca mais me esqueci: uma mãe, tinha muitos filhos mas pouca paciência, paciência esta que era ajudava a não falhar por várias ajudantes em casa. Mas como as crianças, sabe-se lá porquê!, de vez em quando queriam a atenção da mãe ela dizia: "querem brincar aos fantasminhas?" "SIM!!!" diziam eles cedentes de atenção. "Então desapareçam!" dizia ela num bracejar assim spé bem. Nunca mais me esqueci. Nunca consegui imitar. Mas a tentativa dá-me sempre um grande gozo :)

Mais Crónicas:

-->