Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2017

Homens em bicos de pés.

Crónica de 22 / 09 / 2017

Não há muito como contornar a questão: um blog de maternidade é, maioritariamente, um blog feminino.

Quem escreve é mulher.
Quem lê é mulher.
Quem comenta é mulher.
As questões são de mulheres.

Umas questões mais lamechas que outras, umas mais futeis que outras, parece haver uma cortina que satisfaz ambos homens e mulheres: sobre a maternidade escrevemos nós, sobre desporto escrevem eles.

Em quase 4 anos de blog houve apenas uma mão cheia de vezes que algum homem aqui comentou. Dessas 5, 2 foram de amigos logo no início onde ainda não era claro que o ambiente era praticamente só feminino, outra foi quando escrevi sobre o cancro.

As restantes foram quando escrevi que, apesar de ser solteira, era feliz. Nunca comentei se escolhi ou não ser solteira. Mas já escrevi algumas vezes que tenho uma boa relação com o pai da minha filha. Também já disse que não falo da minha relação: este é um blog sobre as minhas considerações. Sobre mim. E sobre mais ninguém.

Mas acho impressionante que em quase 4 anos, em tantos posts, temas e desabafos, os homens escolham por-se em bicos de pés quando me assumo feliz na minha vida.

Não reclamam quando falamos das noites sem dormir. Ou das birras sem fim. Ou das dificuldades em amamentar. Não, estes temas eles são uns fofos e até nos deixam discutir apenas entre nós.

É quando nos pomos em pé de igualdade, é quando dizemos que acordamos todos os dias e pomos um sorriso na cara, e os tomates no sítio para, sozinhas, gerirmos a nossa vida felizes, que eles parecem ficar incomodados.

São alguns, é certo. Tenho a certeza que não serão todos. Mas não deixa de ser impressionante que seja apenas quando uma mulher se diz capaz de se fazer à estrada da vida sozinha que eles achem que então isto já não é um espaço só de mulheres mas sim um espaço onde um homem tem de vir dizer quem é que pensas que és para ser feliz sozinha?!

Sabem aquela piada do quem está, está, quem não está estivesse? Eu conto-vos:

Acabados de casar, o homem "explica" à sua mulher que à 2ª feira vai jogar à bola, à 3ª feira vai jogar snooker, à 4ª feira beber umas cervejas com os amigos, à 5ª fica em casa para descansar, à 6ª tem casual friday até tarde, ao sábado vai ao estádio, e ao domingo quer dormir cedo para recuperar. Ao que a sua esposa responde: "meu querido por mim tudo bem. Mas eu também tenho regras: cá em casa faz-se amor todos os dias: quem está, está, quem não está estivesse!"

É um pouco o que tenho a dizer a quem vem aqui só ocasionalmente por-se em bicos de pés. Bom fim-de-semana ;)

Mais Crónicas:

-->