Crónicas das Maternidade

Thoughts, stories and ideas.

Autoria de Patrícia Costa
Todos os direitos reservados.
2018

Obrigada Moçambique!

Crónica de 23 / 03 / 2018

Viajar é daqueles tópicos que é muitas vezes tratado com um tom colorido, boémico e divertido.

Viajar parece ser um tema óptimo para bloggers e pessoas descontraídas. E especialmente para mostrar fotos e escrever sobre mentes descontraídas.

Viajar é tudo isso e mesmo fixe mas viajar sozinha com uma criança, especialmente em contexto de emigração, não é nada disso.

Um emigrante é alguém vulnerável, às leis ou desejos de quem as faz cumprir, com a crescida responsabilidade de trazer uma criança pelos braços.

Atravessar fronteiras, carimbar passaportes, ter nada mais que uma mala onde o mais importante são uns papeis não é para meninos.

Este fim-de-semana, a propósito de viajar com a Clara à Africa do Sul, lembrei-me do numero ridículo de refugiados que há no mundo.

Epá que exgareda! Lá estás tu!

E ainda bem que estou. Ainda bem que alguém não se esquece que viajar é para muitos uma sobrevivência. Com uma criança pela mão. Sem sequer estes papelzinhos os quais se não tiveram uma carimbo está tudo feito ao bife.

Mas queria escrever este post para dizer

Obrigada Moçambique!

Os países são diferentes. As pessoas também. E quem vive cá sabe que se pode passar muito tempo a reclamar do que não funciona.

Mas eu sou acarinhada diariamente. Por pessoas sempre prontas a sorrir e disponibilizar ajuda. Estou rodeada de sentimentos de humanidade. E de mãos estendidas para ajudar. Obrigada Moçambique.

Porque viajar é bom. Mas quando somos bem acolhidas é ainda melhor.

Mais Crónicas:

-->